Sobre Nós

 

  1. Apresentação:

O Clube Olivier de Taekwondo entidade que desenvolve prática do “Taekwondo Olímpico e inclusão digital” no Município de Cutias, desde sua fundação vem desenvolvendo uma política de expansão da modalidade Taekwondo Olímpico, com a participação de seus filiados em competições a nível, estaduais, regionais, nacionais, e internacionais, cujo principal objetivo e a formação de cidadãos úteis a nossa sociedade através da prática e da filosofia das Artes Marciais. As ações pedagógicas do projeto “Taekwondo – Crianças de baixa renda” obedecem às normas do ensino de educação Física escolar de acordo com as diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB-Lei nº. 9.394 de 1996), com a abordagem do Taekwondo como esporte educacional. As ações desportivas do programa subordinada a Federação Amapaense de Taekwondo  (FATKD)–, e a Confederação Brasileira de Taekwondo  (CBKD), todo o sistema de graduações e competições. Entidade esta de administração Federal do Taekwondo Olímpico, reconhecida pelo MEC (Portaria nº. 551/87) e vinculado ao Comitê Olímpico Brasileiro – COB e Filiada a Federação Mundial de Taekwondo - WTF.

            No Brasil como também em todo mundo este esporte teve seu crescimento Representativo, agilidade, flexibilidade, força, destreza coordenação e principalmente os aspectos como, por exemplo, a velocidade do raciocínio com a explosão da pratica deste esporte em 1988 o Taekwondo participava pela primeira vem de uma olimpíada, apenas como esporte de demonstração, no 24º jogos olímpicos de Seul/Coréia, participou também como esporte de demonstração, no 25º jogos olímpicos de Barcelona/Espanha em 1992. Participou também como esporte de demonstração, no 26º jogos olímpicos em Sydney/Austrália, nos 27º jogos olímpicos, de 2000 e em 2004 nos 28º jogos olímpicos na Grécia.                

  1. Justificativa:     O Taekwondo e um esporte de baixo custo e de fácil aprendizagem na iniciação, podemos tornar mais técnico a partir do momento em que poderá ser utilizada como forma de competição, educação e disciplina junto com a inclusão digital.                  O projeto “Amigo do Esporte: ato político e construção da cidadania” utiliza o esporte e a educação em diversas áreas de interesse do adolescente como ferramentas de inclusão social, sendo que esse projeto concretiza um campo de práticas interdisciplinares que buscam contribuir para o envolvimento de adolescentes em ações e vivências prazerosas, fraternas, que cultuam e cultivam a paz, mas que acima de tudo busquem estimular a consciência cidadã, comprometendo-se com a ética e com o respeito aos seres humanos e aos bens públicos (DORNAS, 2004).

 Coloca-se, portanto, a necessidade de uma agenda de renovação da ação de toda a sociedade    que em uma ou outra instituição deve identificar e promover o intercâmbio de olhares advindos    de diferentes áreas de saber sobre a temática da inclusão social, ética,     ato político e cidadania.

Sendo assim, o espaço de cidadania transforma o ambiente escolar em comunitário, com escolas abertas para a comunidade, com professores comprometidos com a tarefa de educar, motivando alunos a exercerem uma cidadania plena, baseada em uma visão crítica do mundo.

 

De acordo com isso Venâncio (2000) diz que é preciso romper o velho paradigma de que o trabalho das instituições deve ser tão somente o ensino formal, em detrimento das vivências e interferências diárias de cada adolescente, e transformar o ambiente comunitário, em espaço de inclusão social de aprendizagem permanente, de respeito aos conhecimentos adquiridos pela humanidade ao longo dos anos buscando a cidadania plena e a cultura da paz, através de um circuito cultural que envolve música, dança, teatro, cinema, esporte, lazer, novas tecnologias, enfim, todas as formas de expressão humana.

Entretanto, é preciso lembrar que a prática de modalidades esportivas como o futebol de campo, o voleibol e o atletismo, além de atividades como higiene pessoal, preservação e defesa do meio ambiente, estimulam adolescentes a superar desafios e a conquistar um espaço na sociedade de modo a contribuírem para a construção de relações socializadoras e, conseqüentemente, de perspectivas e possibilidades de participação na sociedade e no sistema educacional, razão pela qual se justifica a elaboração do presente projeto intitulado “Amigo do Esporte: ato político e construção da cidadania”.

Nossos Usuários

Nessa seção você pode descrever os usuários típicos e o porquê de esse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes assim eles irão retornar ao seu site.

História do Projeto

- Objetivo  geral                                                                                                                                                                                                           Desenvolver e contribuir para melhoria da educação e do bem estar de nossos alunos com a pratica do Taekwondo e da inclusão digital.                                                                                                                     

     Objetivo  especifico                                                                                                                                                                                           1º desenvolver as habilidade básicas como: agilidade, flexibilidade e coordenação com a pratica do Taekwondo                                                                  2º proporciona ao praticante uma melhoria no poder de concentração com a pratica do Taekwondo, propor melhoria da socialização por meio da pratica deste esporte no desenvolvimento afetivo social e cognitivo para uma melhor qualidade de vida escolar.

 3º Da ao aluno da inclusão digital cursos como, básico, médio, avançado, para que possa, capacitar os membros de Comunidade, para que tenham acesso gratuito    a equipamentos de informática, bem como o conhecimento, domínio e utilização.  Preparar o aluno para o mercado de trabalho Promover melhor adequação    aos contextos econômico e empresarial em que se encontram as organizações Na nossa sociedade atual o governo vem lutando com bravos esforços mudar o quadro em que se encontra a população brasileira que é a fome, a violência, a falta de moradia e emprego, criando diversos programas de assistência social. Nos últimos anos com o surgimento do computador apenas 30% da população brasileira tem acesso a essa nova tecnologia que vem chegando nos grandes centros urbanos mas nas comunidades rurais em muitos casos nunca se viu ou ouviu falar de informática ou do computador não por falta de investimento de equipamentos de informática, mas por carência de profissionais qualificados que tenha habilidade para ministrar os cursos e dar manutenção e montagem dos equipamentos ou quando se consegue este profissional é por um pouco de tempo e não tem um responsável que de continuidade para este projeto. por esse motivo Deus concedeu

    

     O CLUBE OLIVIER DE TAEKWONDO EM CUTIAS  leva oportunidade de  conhecimento a estas comunidades mais carentes, longínquas e a te mesmo de difícil acesso, mas também deu a ela profissional qualificado que não só possa pratica o TAEKWONDO mas também formar profissionais em diversos seguimentos.e estes profissional esta habilitados no conhecimento em ministração de cursos de informática bem como montagem e manutenção de equipamentos, hoje o projeto abrange no total de (85) oitenta e cinco Famílias, tendo 122 cento e vinte dois Atletas.